Filmes teen baseados em clássicos da literatura

, , No Comments

Que filmes como a Saga Crepúsculo, Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente foram adaptações de livros famosos você já sabe, mas com certeza você já curtiu muito um filme que não fazia a menor ideia que era baseado em um livro, muito menos em um clássico.

Veja a lista a seguir e descubra se você já aprendeu um pouco de literatura sem se dar conta:

1. Segundas Intenções (Cruel Intentions)


“Em Manhattan, Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian Valmont (Ryan Phillippe), pertencem a uma rica família e vivem como irmãos, desde quando seus pais se casaram. Ele tem a fama de ser um incrível sedutor e gosta de manter tal reputação, enquanto que Kathryn, apesar de ser ainda mais amoral que ele, prefere fazer o gênero da jovem boa e comportada. Quando seu namorado a troca pela inocente Cecile Caldwell (Selma Blair), Kathryn decide se vingar e desafia Sebastian a um jogo, em que ele teria que seduzir e acabar com a reputação de Cecile. Sebastian por sua vez diz que o desafio é simples e não tem graça e mostra-lhe uma reportagem, na qual Annette Hargrove (Reese Whisterpoon), a filha do futuro diretor da escola preparatória que irão freqüentar, diz que pretende se manter virgem até o casamento, afirmando ainda que seu namorado compreende a situação. Sebastian diz que isto sim é um verdadeiro desafio e Kathryn termina lhe propondo um novo jogo: se ele não conseguir levar Annette para a cama até o final do verão, seu carro, um magnífico Jaguar 56, será dela. Mas, se vencer, poderá fazer o que quiser na cama com a única mulher que não pode possuir: ela mesma.”

O filme que teve duas sequencias, foi inspirado no romance Les Liaisons Dangereuses (Ligações Perigosas), do escritor francês Choderlos de Laclos, que teve mais de 10 adaptações para o cinema.
Diretor: Roger Kumble l Ano: 1999


2. Ela É Demais (She's All That)


“Em uma escola secundária de Los Angeles, Zach Siler (Freddie Prinze Jr.) é o jovem mais popular. Ele namora Taylor Vaughan (Jodi Lyn O'Keefe), uma rica esnobe que é bastante badalada. Quando Taylor dispensa Zach para ficar com Brock Hudson (Matthew Lilard), um ator de televisão de terceira categoria, Zack aposta com um amigo que qualquer garota que ele namore se tornará a rainha do baile. A escolhida é Laney Boggs (Rachael Leigh Cook), que é estranha e inacessível, e Zack só tem seis semanas para conquistá-la e modificá-la. Esta tarefa se mostra bastante difícil mas gradativamente Zach se envolve com Laney, que agora se mostra muito mais bela.”
O filme foi inspirado em Pigmaleão, do autor George Bernard Shaw e ganhador do prêmio Nobel de literatura.
Diretor: Robert Iscove l Ano: 1999


3. As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless)


“Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de um advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), muda tudo, primeiro por ele criticá-la por não tomar conhecimento do "mundo real" e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.”

“O clássico da Sessão da Tarde, que inspiraria muitos outros filmes de patricinhas por vir (como Meninas Malvadas), é baseado no livro Emma, de Jane Austen.”

Diretor: Amy Heckerling l Ano: 1995


4. Volta por Cima (Get Over It)


“Berke Landers (Ben Foster) é um jovem que acreditava que seu último ano na escola seria perfeito. Ele namorava a garota perfeita, Allison (Melissa Sagemiller), por quem era apaixonado desde criança. Até que Allison resolve trocá-lo por outro garoto, Striker (Shane West), o mais novo galã da escola. A partir de então Berke fará de tudo para reconquistar Allison, mesmo que para isto tenha que desistir do time de basquete e fazer testes para um papel em uma peça baseada em texto de William Shakespeare. Mas aos poucos ele começa a se interessar por outra garota, a jovem Kelly (Kirsten Dunst), irmã mais nova de Allison.”

“Inspirado em Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, conta a história de um quarteto amoroso. Na peça a culpa recai sobre elfos e fadas brincalhões, no filme, nada de magia. Mas a menção é nítida, especialmente quando os protagonistas encenam uma versão da peça de Shakespeare na escola.”

Diretor: Tommy O’Haver l Ano:2001

5. A Mentira (Easy A)


“Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante cuja presença não era notada por ninguém, além de sua melhor amiga Rhiannon (Alyson Michalka). Quando ela a convida para passar um fim de semana acampando, Olive dá como desculpa que irá se encontrar com alguém. Na segunda seguinte Rhiannon lhe pergunta como foi o encontro e, para manter a história, Olive diz que perdeu a virgindade com ele. A notícia é ouvida por Marianne (Amanda Bynes), a crente da escola, que logo a espalha para os demais alunos. A situação altera o modo como as pessoas olham para Olive, o que faz com que ela se sinta dividida: ao mesmo tempo em que se sente mal por olharem para ela graças a uma mentira, ela gosta de enfim receber a atenção das pessoas. A situação potencializa ainda mais quando ela aceita a proposta feita por Brandon (Dan Byrd), seu amigo gay, de que finjam ter relações sexuais durante uma festa onde todos da escola estejam presentes. Desta forma Brandon passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido, e Olive assume de vez a figura de vadia da escola. Só que ela não podia imaginar até onde sua fama iria levá-la.”

O filme se inspirou em A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne.
“Além da trama, que gira em torno do desejo de ser popular e da mentirinha boba que toma proporções incríveis, o diretor do filme coloca o livro como leitura obrigatória na escola da protagonista. O livro também ganhou muitas outras adaptações para o cinema, mas essa versão ganha a simpatia de qualquer garota que já sofreu no colegial.”

Diretor: Will Gluck l Ano: 2010


6. Minhas adoráveis ex-namoradas (Ghost of Girlfriends Past)


“Connor Mead (Matthew McConaughey) é um fotógrafo de celebridades que coleciona ex-namoradas. Acreditando que a vida serve apenas para se divertir e namorar, Connor não entende como alguém pode ter um relacionamento duradouro. Quando seu irmão Paul (Breckin Meyer) se casa, ele reencontra Jenny Perotti (Jennifer Garner), a única mulher com a qual realmente se envolveu. À noite ele recebe a visita do tio Wayne (Michael Douglas), um playboy dos anos 70, que lhe diz que receberá a visita dos fantasmas de três ex-namoradas. Através delas Connor percebe as falhas de seus relacionamentos anteriores.”

“O filme é uma adaptação moderna do clássico Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Também já teve várias adaptações para o cinema, inclusive uma animação em 3D. No original, Scrooge é um velho rico que afasta todo mundo à sua volta. Na noite de Natal, ele recebe a aparição de três fantasmas: o do passado, o do presente e o do futuro.”

Diretor: Mark Waters l Ano: 2009


7. 10 Coisas que Eu Odeio em Você (10 things I hate about you)


“A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.”
Outro clássico da sessão da tarde, esse filme foi inspirado em A megera Domada de Shakespeare.

“Os dois contam o drama da filha mais nova que só pode namorar quando a mais velha, que não tem interesse em relacionamento, arranjar um pretendente. E do mocinho que resolve tentar a sorte.”

Diretor: Gil Junger l Ano: 1999

Para quem curte novelas também, O cravo e a rosa que passou na globo entre 2000 e 2001 também foi baseado nesse mesmo livro.

Bem, se você viveu parte dos anos 90 já deve ter visto alguns (ou todos) desses filmes e deve ter curtido saber que foram inspirados em clássicos. Agora se você é mais jovem e não assiste muito a sessão da tarde, coloque-os na sua lista de filmes a assistir, vocês não irão se arrepender.


Fonte

#filmesteen #classicosdaliteratura #aprendisemsaber

0 comentários:

Postar um comentário

contador de visitas tumblr