O que as ações Below The Line podem promover para as pessoas

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Como vimos na postagem anterior, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) recebeu a Diretora de Arte Nathalie Cartolano da Agência de Publicidade e Propaganda Rock que explicou sobre alguns conceitos usados em sua área e apresentou alguns cases em que ela participou, desde a elaboração até o produto final e suas ações e campanhas promocionais.

Relembrando nosso vídeocast apresentado sobre o tema Below the Line (BTL), nesse artigo vamos abordar uma das ações promocionais que a Nathalie trouxe como exemplo pela qual o Reino Literário achou interessante: Lançamento da Skol 360.

Como no Below the line tudo é feito fora das mídias, o evento de lançamento da Skol 360 foi realizado no Rio de Janeiro dentro de um barco chamado Pink Fleet que foi do empresário Eike Batista, onde tinham comes e bebes, música e algumas atrações. Uma delas foi a do homem baiacu que foi criado pela F/Nazca e fazia uma analogia de que se você beber outro tipo de cerveja ficará estufado como os baiacus, mas se beber apenas a cerveja Skol 360, poderá beber e comer aquele churrasquinho a vontade que não se sentirá estufado.´



Durante o evento além dos personagens criados pela F/Nazca também estavam alguns dos meninos do programa Pânico na TV e um deles estava caracterizado de homem baiacu prateado. Foi elaborada uma história de “A temporada de caça aos homens baiacu”, e próximo ao barco havia uma escuna com atores dentro e as bolinhas dos homens baiacus ficavam soltas na Baía de Guanabara e os atores passavam pescando.

Essas ações ocasionaram divertimento para os convidados, muitos deles tiraram fotos em diversas poses tomando a cerveja junto com os personagens homens baiacu, principalmente com o baiacu prateado.

As pessoas estavam satisfeitas com as atrações e, muito provavelmente com a cerveja. Certamente, todos esses convidados continuarão com uma boa impressão da Skol 360 na hora de escolher qual cerveja comprar.

Podemos observar que, até fora dos meios midiáticos, essas ações continuam causando impactos, mesmo que momentâneos. O Below the Line é muito importante e, por isso, existe em diferentes tipos de eventos, como, por exemplo, na literatura. Vocês sabem como o mercado literário pode trazer o Below the Line através de ações?

Bom, na literatura, podemos fazer a comparação com a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos de seus títulos.

Ela acontece todos os anos e vem trazendo livros de diversos gêneros com preços mais razoáveis. As pessoas adoram ir nesse evento, muitas vezes pelo fato de o local ser um ambiente familiar e ter como objetivo juntar um grande número de pessoas para incentivar a leitura no país.

Para que o Below the Line funcione, é necessário despertar algum interesse nas pessoas, como a Skol 360 utilizou: comida e bebida a vontade, além de músicas adequadas ao ambiente e os
homens baiacus para a diversão de todos. Já a Bienal do Livro de SP faz com que o público se interesse em ir, porque no evento terão várias editoras reunidas em um único lugar, tanto internacionais como nacionais e os clientes podem encontrar o livro que quiser, até mesmo com um valor muito mais acessível.


A Bienal também traz outras atrações com exposições internacionais ou nacionais de alguma obra literária, alguns autores comparecem para autografar seus livros, e no ano passado (2014), houve na Bienal do Livro a Floresta de Narrativas, que era um espaço formado por árvores cenográficas com temas e funções diferentes. O espaço proporcionava ao público um momento de contemplação e leitura silenciosa. Neste bosque continham árvores falantes com fones de ouvido para se escutar as narrativas literárias, entre outros atrativos. Essas estratégias de BTL são fundamentais para atrair mais público.

O Below the Line promove a sensação de satisfação dos clientes com a marca, então mesmo que pareça que esses dois eventos não tenham nada em comum, eles possuem a técnica de juntar pessoas com as mesmas intenções, promovendo relacionamentos e vínculos com as empresas e também com o público em si, para assim poder transmitir determinada mensagem de satisfação no inconsciente dos consumidores.

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