A literatura inspirando os ideais dos jovens leitores

, , No Comments

A fase da adolescência é uma das mais difíceis de enfrentar. Não se é criança, nem adulto. Não se tem certeza de quem é ou o que quer ser. Não se vê os pais como antes, indestrutíveis, e começa-se a buscar outros “ídolos”. Encontrar esse alguém depende da personalidade de cada um, pode estar na literatura, um herói forte, imortal ou um adolescente cheio de incertezas.

Duas personagens que vem inspirando esses jovens são Katniss de Jogos Vorazes e Tris de Divergente, fortes e decididas, elas se envolvem em revoluções que mudam o mundo onde vivem, exercendo um papel fundamental na história. Enquanto lutam, vivem os conflitos da adolescência, como não se sentirem bonitas ou especiais, sentir que não pertencem ao lugar onde vivem e o primeiro amor. Como Tris, os jovens também têm de escolher o que farão pelo resto de suas vidas, podendo viver uma crise.

Nesses livros, duas lições se destacam: a importância das relações afetivas, já que ambas se colocam em perigo para salvar outras pessoas, e a de que nada é impossível de ser mudado, mesmo derrubar governos tiranos como elas fazem, mostrando aos jovens que com união e força de vontade eles podem tudo. Afinal, todo jovem sonha em mudar o mundo.



Palavras chave: ideologia, força, mudança, inspiração




0 comentários:

Postar um comentário

contador de visitas tumblr