E aí, você conhece todos os gêneros literários?

, , No Comments



Você com certeza já conhece os gêneros literários mais comuns como romance, terror, drama, romance policial e comédia, mas atualmente temos uma imensa quantidade de gêneros surgindo para classificar as obras.
Desde a antiguidade, a divisão clássica é composta por quatro grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Os tipos que surgiram com o tempo podem ser classificados como subgêneros.
Como um mesmo livro pode conter mais de um subgênero, é necessário identificar o elemento que mais se destaca para que o livro possa ser classificado.
Vamos conhecer os principais:   
    
Infanto-juvenil
Dedicados a crianças e pré-adolescentes, são livros de leitura e interpretação mais simples. Dependendo da idade do leitor pode ter predominância de imagens ou apenas texto.



Young Adult (Jovem Adulto)
Literatura para adolescentes de 14 a 21 anos. Possui uma temática mais adulta do que a infanto-juvenil e tem conquistado um público cada vez maior.




New Adult (Novo Adulto)
Direcionado para jovens que estão iniciando a vida adulta, em média entre 18 e 25 anos.
Tem como temas o amadurecimento, a entrada no mercado de trabalho, a faculdade, o ínicio da vida sexual, etc.





Fantasia
A literatura fantástica conta histórias surreais que costumam acontecer em um mundo paralelo, um universo inventado pelo autor ou inserindo seres fantásticos no mundo real. Seus protagonistas normalmente são vampiros, bruxos, anjos, etc.





Distopia
A distopia, também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos.
A literatura distópica  também pode representar um regime utópico que na prática destoa da teoria. As comunidades regidas pela distopia, normalmente apresentam governos totalitários, ditatoriais, os quais exercem um poder tirânico e um domínio ilimitado sobre o grupo social.”



Chick-Lit
"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o cotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há o compartilhamento de sonhos, segredos e confissões."




Sick-Lit
“Literatura doentia ou enferma”, na tradução literal, aborda temas mais melancólicos como doenças graves, depressão, anorexia, suicídio, bullying, etc.


   



Ficção Científica
Ficção científica é uma forma de ficção desenvolvida no século XIX, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária.




Lad-Lit
É uma sub-categoria que deriva do Chick-Lit, mas com personagens masculinos e muitas vezes escrito por autores.





Erótica
Utiliza o erotismo em forma escrita. Pode ser considerado como um romance mais apimentado.





É claro que ainda existem vários outros subgêneros, mas seriam muitos para colocar aqui, então focamos nos principais e mais famosos.
No futuro com certeza surgiram ainda vários outros. Vamos esperar para ver o que ainda vem por ai.


Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

contador de visitas tumblr